DelphiCast com Arnaldo Leonardo
FacebookTwitterLinkedInEmailPrint

DelphiCast: Como conquistar novos clientes?

DelphiCast com Arnaldo Leonardo

Como conquistar novos clientes? Como realizar um atendimento de qualidade? Conhecer o seu cliente é realmente tão importante? Com a ajuda de Arnaldo Leonardo, diretor de vendas na Delphi Technologies, conversamos sobre os melhores caminhos para prospectar novos clientes em nosso episódio do DelphiCast, nosso podcast oficial. Confira a entrevista abaixo.

Vamos começar com uma pergunta que pode parecer óbvia, mas é extremamente importante. Muitas empresas já têm seus clientes fixos, mas qual a importância de conquistar novos clientes?

[Arnaldo] Olha, eu acredito que todas as empresas queiram crescer e vender mais. Positivar novos clientes ou vender no e-commerce são formas diferentes de buscar novos resultados. Ter uma base sólida de clientes que acredita no seu trabalho e estão com você há bastante tempo, é fundamental. Porém, prospectar novos clientes é um ponto muito importante para todo o negócio.
Por meio de novos clientes podemos manter a competitividade no mercado, além de garantir o crescimento e a continuidade da empresa. Vale lembrar que crescimento e planejamento caminham lado a lado, um depende do outro. 

Cada mercado tem seu tipo de cliente. O mercado de roupas, alimentação, tecnologia, automotivo. Enfim, qual é a importância de conhecer o seu público alvo, ou seja, o perfil do seu cliente?

[Arnaldo] Excelente pergunta. Olha, sem dúvida conhecer o perfil do seu cliente e o que ele espera da sua empresa é determinante, não apenas para garantir que toda a equipe possa auxiliar no bom atendimento, mas também para fazer com que essa pessoa volte a te procurar mais vezes no futuro.

E quando eu digo "perfil do cliente", vale todo tipo de informação que você consiga observar ou até mesmo pesquisar. A faixa etária, gênero, onde reside, qual é a profissão, os hábitos do seu cliente, padrão de vida e por aí vai.

Quando você conhece o seu público alvo, você consegue desenvolver melhor o planejamento da sua empresa, os objetivos e metas que você quer atingir... E aí o mais importante é estar preparado para atender a necessidade do cliente e, sem dúvidas, se adaptar de forma mais rápida aos movimentos de mercado.

E aí, pessoal, consequentemente com um bom planejamento a empresa consegue oferecer soluções e produtos de forma certeira.

E falando em atendimento, quais dicas você pode dar para o pessoal que está ouvindo sobre manter a qualidade e a constância no atendimento?

[Arnaldo] O atendimento bem prestado garante o retorno do cliente e aumenta as chances de recompra. Basta nos colocarmos no lugar do cliente: quando somos mal atendidos... Alguém retorna ao estabelecimento onde não teve um atendimento de qualidade ou foi mal tratado? Alguém insiste em WhatsApp não respondido? Lógico que não, pessoal. Então, por isso, o cliente sempre precisa ser o foco da sua empresa independentemente do tamanho do serviço ou do produto. O que eu posso trazer de dicas é, em primeiro lugar, lembrar que você está lidando com pessoas que têm diferentes níveis de conhecimento ou de entendimento de seu produto e este é um ponto chave para guiar o contato. A sua equipe precisa estar preparada para prestar um bom atendimento ou informações que podem ajudar na negociação e que passe a mensagem do porque vale a pena fazer novos negócios com a sua empresa. E por último, mas extremamente importante e bem simples, aja sempre com educação, respeito e muito profissionalismo.

Arnaldo, ainda falando sobre atendimento. Nos últimos dois anos todos nós tivemos que nos adaptar, inclusive em manter o atendimento ao cliente à distância. Como foi para você esse período de adaptação e quais lições você aprendeu e começou a utilizar no dia a dia?

[Arnaldo] Olha, todos nós aprendemos que o que era impossível passou a ser possível. O atendimento presencial passou a ser virtual. Todas as empresas do segmento automotivo cresceram e se modernizaram, o atendimento por meio de mensagens disparou, como WhatsApp, por exemplo. Enfim, focamos nos nossos clientes e hoje estamos mais resilientes que no passado. O ser humano é sempre capaz de se adaptar e se reinventar, e foi exatamente o que fizemos. As lições que levamos de tudo isso é: seja adaptável, esteja aberto a mudar seu ponto de vista, sua forma de fazer negócios, encontre novas soluções, não tenha medo de testar e investir em novas tecnologias. O mundo está em constante movimento e nós temos que nos movimentar junto com ele.

Como a empresa pode se manter próxima ao cliente hoje em dia, de forma prática?

[Arnaldo] Seja ela de forma presencial ou virtual, a experiência com o cliente é o que faz a diferença. A dificuldade nos faz melhorar. E nesses últimos anos, entendi que é essencial marcar presença na vida do cliente mesmo à distância, de forma prática. Mantenha-se presente e relevante para o seu cliente, compartilhe informações essenciais, lembre-se de datas importantes. Hoje em dia temos diversas soluções que nos ajudam com essa comunicação. Aliás, a internet está aí para isso. Os aplicativos de mensagens como o WhatsApp e as redes sociais se tornaram ferramentas poderosas. Então, de forma simples eu poderia destacar: tenha um bom canal de atendimento por mensagem, crie a presença online da sua empresa por meio de redes sociais e certifique-se que sua empresa esteja presente no Google Meu Negócio com as informações corretas. Dessa forma, você estará presente não apenas para o seu público atual, mas também para futuros clientes que possam encontrar sua empresa online.

Porém, pessoal, não podemos esquecer que o contato humano e a empatia são partes essenciais que fazem com que a experiência aconteça. Experiência positiva faz o cliente retornar.

A nossa última pergunta, Arnaldo, é sobre quem está começando agora. Sabemos que nos últimos anos cresceu muito o número de empreendedores e novos negócios e conseguir os primeiros clientes pode ser um desafio muito grande. Considerando sua experiência de anos no setor de vendas, inclusive conquistando novos clientes, qual seria as três melhores dicas que você daria para o pessoal que está nos ouvindo?

[Arnaldo] Olha, é muito simples. Fica aqui a primeira dica: não deixe para amanhã. A cada dia cresce o número de participantes em todos os segmentos que conhecemos, não somente no automotivo. Então, não espere o momento certo, momento mágico... O momento certo é agora. Segunda dica: trabalhe com amor, invista no que você gosta e tenha ao lado parceiros que podem caminhar com você nessa jornada. Confiem em marcas e fornecedores conceituados, para evitar dores de cabeça e, por último, trate o cliente com o devido valor que você gostaria que fosse tratado. Quem presta serviço com excelência, naturalmente cria vínculos e se torna cada dia melhor e referência no que faz.


Escute o episódio completo do DelphiCast