Dica Técnica Delphi
FacebookTwitterLinkedInEmailPrint
Nós separamos dicas valiosas para que você faça a manutenção correta do seu veículo!

Dica Técnica: Filtros

Dica Técnica Delphi

É comprovado que marcas reconhecidas do setor automotivo oferecem mais qualidade em seus produtos e garantem maior satisfação aos clientes que, naturalmente, buscam a segurança de poder utilizar o veículo tranquilamente e sem contratempos. Por isso, é importante que os reparadores sempre utilizem produtos feitos por marcas de confiança, sem esquecer-se de seguir todas as recomendações das montadoras e consultar o manual de instruções de cada automóvel. Toda a tecnologia implantada nos filtros da Delphi Technologies, unida com um reparo bem feito, garante que os dispositivos que necessitam de filtros funcionem de forma ideal e eficiente.

Filtros Delphi Technologies

Compre nossos filtros clicando aqui, e baixe nosso Catálogo gratuitamente aqui.

Dicas Delphi Technologies

Os filtros fabricados pela Delphi Technologies possuem a micragem necessária para garantir uma filtragem perfeita do sistema de injeção dos veículos que trabalham a Diesel, gasolina ou com tecnologia Flexfuel. Componentes de marcas desconhecidas podem afetar o desempenho e é sempre importante seguir as orientações de um profissional de confiança. 

É comum, por exemplo, utilizar jatos de ar comprimido para realizar a limpeza dos filtros de ar do motor. Este procedimento não é aconselhável, uma vez que pode ocorrer a ruptura do papel, além da possibilidade de impregnação de água e óleo no produto, comprometendo seu funcionamento. Outra recomendação é não realizar a troca do óleo lubrificante sem fazer também a troca de filtro, pois esta ação pode ocasionar o travamento do motor e outros danos que comprometem sua eficiência e desempenho.

Para se certificar de que os filtros estão funcionando da maneira ideal, ao realizar a troca, basta observar no painel do veículo se existe alguma luz de indicação acesa que estava apagada anteriormente. Outra dica é analisar se não há nenhum tipo de vazamento de óleo ou combustível, além de verificar se os dutos de ar do motor e a tampa do habitáculo estão devidamente vedadas.

Para garantir qualidade

Para avaliar e realizar a manutenção da qualidade dos produtos que saem da fábrica para os distribuidores, clientes e parceiros, o Centro Tecnológico da Delphi, localizado em Piracicaba, funciona há mais de 20 anos para garantir que todos os componentes tenham o melhor desempenho. Habilitado pelo INMETRO, o local possui onze diferentes categorias de homologação e oferece serviços para diversas montadoras de automóveis, motocicletas e veículos off-road. Vale também destacar os ensaios de certificação para o mercado de reposição, como, bombas elétricas de combustível e catalisadores.

Entre os principais testes, são realizados os de dinamômetro de chassis, motores e as análises na câmara de medição de evaporativas e de reabastecimento. No caso do primeiro, é possível verificar se as emissões de gases tóxicos não ultrapassam os padrões estabelecidos. Para isso, são realizados dois tipos de processos: O EPA 75, que simula um ciclo de 45 minutos de trajeto em região urbana e o Highway, simulação em rodovia com percurso de 30 minutos.

 

Por que trocar os filtros?
Tipo Motivo
Filtro de Óleo Ao saturar (entupir), o filtro do óleo permite a circulação do óleo contaminado diminuindo a vida útil do motor. Recomenda-se a troca do filtro do óleo sempre que houver a troca do óleo lubrificante, assim os contaminantes serão eliminados e seu motor terá uma vida útil maior e mais eficiência.
Filtro de Ar do Motor O filtro do ar bloqueia a entrada de poeira, água e outras partículas contaminantes no motor. Se estiver saturado (entupido) seu veículo terá maior consumo de combustível e também maior aquecimento das partes móveis, gerando desgaste prematuro e perda de potência. Jamais pulverize o filtro do ar com ar comprimido ou “bata-o” para tentar limpá-lo, isso poderá romper o elemento filtrante e causar graves danos ao motor.
Filtro de Combustível O filtro do combustível tem a função de evitar que partículas cheguem aos bicos injetores e bomba injetora. Além disso, uma vez saturado (entupido) seu veículo pode apresentar “falha” na aceleração, perda de potência, aumento de consumo ou até mesmo a queima da bomba de combustível. Recomenda-se a troca sempre que estes sintomas forem percebidos ou na manutenção pela quilometragem.
Filtro do Ar Condicionado O filtro do ar condicionado ou filtro de cabine é responsável pela purificação do ar que circula na cabine do veículo, além de reter ácaros e gases tóxicos que circulam na atmosfera e que podem ser nocivos a você. Recomenda-se a troca de 06 (seis) em 06 (seis) meses ou ao sentir mal cheiro e perda de potência do ar condicionado.