Carregador do veículo elétrico
FacebookTwitterLinkedInEmailPrint

Entenda os veículos Híbridos e Elétricos

Carregador do veículo elétrico

De acordo com especialistas do setor, metade dos novos veículos vendidos globalmente em 2030 serão eletrificados de alguma forma, o que significa que veículos híbridos e elétricos (HEVs) se tornarão cada vez mais comuns em nossas estradas. Mas você sabe a diferença entre um veículo híbrido e um veículo elétrico (EV)? E quais são as vantagens de cada um? Como um dos principais fabricantes de tecnologia de propulsão avançada, nós da Delphi Technologies vamos te explicar um pouco mais sobre o que é híbrido e o que é elétrico.

Híbrido completo

O que é um carro híbrido?

Ao contrário dos veículos convencionais, um carro híbrido usa dois meios diferentes de propulsão; um motor elétrico e um motor de combustão interna. Embora as especificações variem por tipo, o motor geralmente será usado para carregar a bateria do veículo que alimenta o motor elétrico. Outra fonte de carga para a bateria a bordo é a frenagem regenerativa, ou energia cinética capturada a partir do momento do veículo ao desacelerar e/ou frear, em seguida, convertida em energia elétrica.

Um híbrido completo pode ser alimentado diretamente pelo motor, o motor elétrico ou uma combinação dos dois. Aqui, o motor é tipicamente a principal fonte de energia, com assistência fornecida pelo motor e bateria para condução elétrica apenas em velocidades mais baixas e/ou por alguns quilômetros de cada vez. Em alguns híbridos, o motor de combustão interna é usado apenas para recarregar a bateria, enquanto em outros ele aciona as rodas diretamente, usando uma bateria adicional para alguma condução totalmente elétrica.

Os diferentes sistemas híbridos são variações destes 3 tipos:

  • Híbrido em série

Um híbrido em série é um híbrido completo que utiliza o motor elétrico para toda a condução, enquanto o motor é usado apenas para recarregar a bateria a bordo. Se o veículo estiver percorrendo uma distância maior, com mais de 80 quilômetros ou mais, o veículo passará para o motor de combustão interna para fornecer a potência motriz.

  • Híbrido paralelo

Um híbrido paralelo é um híbrido completo que alimenta o veículo usando um motor de combustão interna e um motor elétrico conectado a uma transmissão mecânica. A potência é distribuída entre o sistema e o motor para funcionar nas faixas de operação ideais para cada um, tornando este híbrido mais eficiente em termos de combustível ao dirigir longas distâncias.

  • Híbrido leve

Um híbrido leve usa uma pequena bateria e um motor-gerador, para auxiliar o torque, aumentando a potência do motor quando necessário. Para economia de combustível, ele desligará o motor quando parado ou desacelerando. É o modelo mais em conta dos híbridos.

Seja um híbrido completo ou um híbrido leve, esses veículos de energia dupla consomem menos combustível e emitem menos emissões do que seu motor a gasolina ou equivalente a um motor diesel, tornando-os uma opção melhor para menor quilometragem ou condições de condução urbana ou para quem procura melhor economia de combustível.

Híbrido plug-in

O que é um carro híbrido plug-in?

Um veículo híbrido plug-in, também conhecido como veículo elétrico híbrido plug-in ou PHEV, é frequentemente considerado uma categoria intermediária entre a condução híbrida e elétrica completa. Como o próprio nome sugere, é um carro híbrido que também pode ser "conectado" e carregado a partir de uma tomada elétrica, assim como um carro elétrico, bem como em movimento. A principal diferença em relação aos outros híbridos é a bateria de maior capacidade, que permite a condução totalmente elétrica por mais tempo (atualmente com uma média entre 20 a 40 milhas, ou 30 a 60 kms). Uma vez que sua faixa de EV é esgotada, o veículo funciona como um híbrido convencional. Os PHEVs proporcionam aos proprietários o benefício da condução totalmente elétrica para viagens mais curtas e autonomia híbrida completa para longas distâncias. Quando utilizado corretamente, isso ajuda a melhorar a eficiência de combustível e as emissões de modo geral.

Veículo elétrico

O que é um carro elétrico?

Um veículo elétrico usa um motor elétrico movido a bateria para alimentar o veículo 100% do tempo. Embora também utilize a frenagem regenerativa, ao contrário dos veículos híbridos, não há mecanismo de combustão interna acionados se a bateria estiver esgotada. Isso significa que você pode carregar ou "reabastecer" seu carro em casa ou em uma estação de recarga conectando-se a uma fonte de energia elétrica. Sem combustível, os veículos elétricos não permitem nenhuma emissão dos escapamentos - eles nem têm exaustão - e são mais eficientes em termos de custo.

No lado negativo, o carregamento de baterias EV leva muito mais tempo do que encher um tanque - várias horas em vez de minutos. Seu alcance de quilometragem acaba sendo um pouco menor do que um híbrido, permitindo uma autonomia de, em média 160km entre as cargas. No entanto, melhorias na tecnologia de baterias e na rápida infraestrutura de redes elétricas de carregamento vão fazer com que isso se torne um problema menor no futuro.
 
Portanto, seja um veículo híbrido, plug-in híbrido ou totalmente elétrico, o princípio é o mesmo: esses veículos descarregam todo ou parte do trabalho do motor de combustão convencional em um motor movido a bateria.

Quer saber mais? Aprenda sobre nossas tecnologias avançadas, visite www.delphi.com/featured-technologies