Painel de carro sinalizando problemas com as velas
FacebookTwitterLinkedInEmailPrint

O inverno chegou... E você já checou as velas aquecedoras do seu veículo?

Painel de carro sinalizando problemas com as velas

Com a chegada do inverno, surge também a necessidade de manutenção ou até mesmo a troca das velas aquecedoras. Mas você sabe o por quê?

Motores à Diesel tendem a ter uma maior dificuldade para iniciar o funcionamento em temperaturas mais baixas. E é por isso que as velas aquecedoras são tão importantes!

Qual é o papel da vela aquecedora no veículo?

Imagem com dois modelos de vela aquecedora da marca Delphi Technologies

O papel desta peça é fundamental para a boa partida do motor e, consequentemente, o bom funcionamento do veículo em períodos com baixas temperaturas.

As velas aquecedoras são responsáveis por aquecer o ar que entra na câmara de combustão, tornando a partida mais fácil. Mas não acaba aí! Além disso, as velas continuarão funcionando até que o motor atinja a temperatura correta, diminuindo a emissão de fumaça e poluentes e evitando falhas no sistema.

Um dos pontos positivos das velas aquecedoras é que, por auxiliar e facilitar o acionamento do motor, ela consequentemente também aumenta a vida útil da bateria do veículo e permite uma economia maior de combustível, já que elimina a necessidade de esforço extra e desperdício de combustível no momento da partida.

 

Como saber se as velas aquecedoras precisam de atenção?

Sinais de problemas com vela aquecedora
  • Dificuldades na partida do motor;
  • Emissão de fumaça esbranquiçada do escapamento;
  • Sinalização no painel.

 
Caso note alguns dos sinais destacados acima, procure uma oficina de confiança para checar as suas velas aquecedoras e prosseguir com a manutenção adequada. 

Evite problemas futuros e encontre o distribuidor oficial Delphi Technologies mais próximo de você. Acesse o nosso catálogo eletrônico e encontre a aplicação correta para o seu veículo.