FacebookTwitterLinkedInEmailPrint

Sistema GDi é destaque para o futuro da mobilidade

Emerson Janotti, supervisor de Engenharia e Produtos da Delphi Technologies

Emerson Janotti

A busca por melhor performance, veículos funcionando com a mesma qualidade e confiabilidade depois de 10 anos de uso, como se ainda fosse o primeiro, e ainda produzindo menos poluentes, são as principais expectativas dos consumidores de hoje. Esta também é a expectativa dos fabricantes, em busca de sistemas de alta confiabilidade e eficiência, atendendo a padrões mundiais de emissões. Considerando que motores a combustão serão uma realidade ainda por muitos anos, levando em conta as tecnologias híbridas, o sistema GDi representa uma importante inovação.

Em 2019, Delphi Technologies lançou o novo sistema GDi de 500+ bar, que pode reduzir as emissões de partículas em até 50% em relação ao sistema de 350 bar. Esta solução de alta eficiência permite atingir pressões mais altas sem sobrecarregar a bomba de combustível, e sem modificações dispendiosas no design do motor. Isso significa menores investimentos das montadoras em modificações, permitindo motores mais ‘limpos’ com menos recursos, que podem ser investidos em novas tecnologias do veículo.

Este sistema vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, considerando a expertise da marca tanto em equipamento original como no mercado de reposição. Como pioneiros no setor, já em 2016 a Delphi anunciou a primeira série de produção do sistema GDi de 350 bar, que diminui as partículas de escape em até 70% em comparação com os sistemas de 200 bar da indústria. Espera-se que o GDi de 500+ bar esteja nas linhas de montagens a partir de 2022.


Hoje, a Delphi Technologies já forneceu mais de quatro milhões de sistemas GDi para veículos produzidos em todo o mundo, considerando que o  programa completo desta solução inclui injetores e bombas de combustível, cobrindo hoje mais de 2.1 milhões de veículos populares, ficando à frente das tendências de mercado.

O futuro da mobilidade

As previsões apontam que pelo menos até 2030 são esperados que mais de 80% dos veículos vendidos utilizem motores de combustão interna, considerando os modelos híbridos. Ao mesmo tempo, há uma maior demanda por melhores soluções de mobilidade e eficiência energética. Assim, os consumidores desejam não só economia de combustível, mas também opções mais limpas para o meio ambiente. 

É esperado que esta tecnologia cresça mais de 30% nos mercados europeus e americanos nos próximos 5 a 10 anos, comparado com 2018. Assim, a tecnologia vai continuar migrando de PFi (Injeção Direta no Coletor) para GDi. Isso proporciona um avanço em relação às novas regulamentações globais para reduzir a emissão de CO2 dos veículos, além de melhor eficiência e economia de combustível. 


Sobre a Delphi Technologies Aftermarket

Com presença em mais de 150 países, e uma rede de serviços global de mais de 2.400 oficinas autorizadas, a Delphi Technologies Aftermarket oferece soluções completas do início ao fim, desde os componentes mais simples até soluções de softwares mais complexas. Com um amplo portfólio incluindo sistemas de injeção eletrônica, diesel, climatização e arrefecimento, ignição, gerenciamento de motor, filtragem, treinamentos e suporte técnico, a Delphi Technologies possibilita ao mecânico a possibilidade de reparar um veículo da melhor forma possível. A empresa oferece soluções para veículos de passeio, comerciais leves e pesados, assim como agrícola e industrial.