FacebookTwitterLinkedInEmailPrint
Vela de ignição

Como a vela de ignição funciona?

As velas fazem parte do sistema de ignição dos veículos. Elas estão presentes no final do sistema, sendo a peça responsável por iniciar a queima da mistura ar/combustível, dando início à combustão do motor.

A vela de ignição permite uma centelha entre seus eletrodos, central e lateral, na fase final da compressão motor, resultando na expansão dos gases na fase de combustão do motor. 

Ao mesmo tempo que sua ponta ignífera participa da queima e da mistura do ar e combustível, sua inspeção permite analisar como está combustão da mistura. Assim, podemos observar se há problemas e mistura de combustível incorreta, queima de óleo ou falsa entrada de ar.

As velas de ignição em perfeito estado garantem o funcionamento correto do motor, consumo adequado de combustível e a redução na emissão de poluentes, evitando também o desgaste prematuro de outros componentes. A peça deve ser inspecionada a cada 10 mil quilômetros, anualmente, ou conforme recomendação do fabricante do veículo.

Velas de ignição Delphi Technologies

Blue Power Delphi

A Vela de Ignição da Delphi Technologies possui um revestimento de Zinco-Níquel e cor predominantemente azul, o que garante uma maior proteção contra corrosão. A tecnologia exclusiva Blue Power traz 4 versões, todas com qualidade e o melhor custo-benefício.

D-Power: desenvolvida para garantir o funcionamento perfeito durante toda sua vida útil da peça. Os modelos podem ser apresentados com um, dois ou três eletrodos, e foram especialmente desenhados para otimizar a queima de combustível e garantir melhor performance, desempenho e durabilidade.

Yttrium: possuem o eletrodo central com liga de Níquel-Ítrio e são apresentadas em modelos com um ou três eletrodos. A presença do corte em V do eletrodo massa permite melhor eficiência na centelha, ganhos na ignição e melhora no rendimento do motor.

Iridium: com uso de um metal nobre na fabricação do eletrodo central, as Velas Iridium apresentam durabilidade próxima dos 100 mil quilômetros. Além disso, apresentam benefícios como maior estabilidade na marcha lenta, redução na emissão de poluentes, partidas mais fáceis e maior economia de combustível.

Platinum: foi construída com o eletrodo central de Platina. Isso faz com que elas apresentem uma menor exigência elétrica do sistema de ignição do veículo. Suas características técnicas garantem uma durabilidade superior a 100 mil quilômetros, partidas mais fáceis, redução na emissão de poluentes e melhor resposta na partida a frio.
 

Dica Delphi com Professor Scopino: Tipos de Vela

 

Related Resources