FacebookTwitterLinkedInEmailPrint
Compressor Delphi Technologies na oficina

Compressor Ar-condicionado automotivo: como fazer a manutenção correta?

on

O verão chegou! E, com ele, o uso do ar-condicionado do veículo torna-se mais intenso. 

O sistema de refrigeração automotivo garante conforto aos motoristas nos meses mais quentes do ano, principalmente, para aqueles que costumam passar boa parte do tempo na estrada, ou enfrentando o trânsito. Porém, a falta de manutenção do aparelho pode esquentar ainda mais a cabeça. 

Atenção ao coração do sistema!

O compressor é considerado o coração do sistema de ar-condicionado. Ele garante que o líquido refrigerante circule, possibilitando a troca e a dissipação do calor.

Em outras palavras, o componente tem a função de mover e comprimir o líquido refrigerante, para que aumente a pressão do sistema, e ocorra a troca de temperaturas nos momentos adequados. Quando o compressor apresenta algum tipo de problema, compromete todo o processo de refrigeração do veículo.

Qual o diferencial do compressor da Delphi Technologies?

Compressor Delphi Technologies cortado

O compressor do sistema de ar-condicionado da Delphi foi projetado para proporcionar ótimo desempenho, conforto e melhor economia de combustível e emissões. 

O design reduz o peso e o atrito, impactando diretamente na vida útil do componente e produzindo menos ruído. 

Além disso, os compressores Delphi possuem a quantidade necessária de óleo para a utilização do sistema. Por isso, após a lavagem, não é preciso trocar o óleo.

Como fazer a manutenção correta?

À medida que a quilometragem do veículo aumenta, é comum o desgaste das peças. No entanto, a manutenção preventiva adequada pode prolongar a vida útil do compressor. É recomendado verificar o sistema de ar-condicionado uma vez por ano, seguindo corretamente os procedimentos técnicos descritos no Manual do Proprietário do veículo.

É essencial buscar uma oficina especializada que, além do conhecimento técnico, possui ferramentas e equipamentos para manutenção, recuperação, recarga, vácuo e limpeza do sistema. O mecânico checará todos os componentes, como condensador, filtro secador ou acumulador, e válvula de expansão ou tubo de orifício. 

Como orientar o motorista?

Quando o motorista perceber o mau desempenho do ar-condicionado, é preciso procurar um especialista, para verificar se há o acionamento do compressor, falta de líquido refrigerante, problemas em filtros e outros fatores que possam atrapalhar o funcionamento do sistema, causando danos internos na peça. 

Além disso, é importante avaliar se o líquido refrigerante utilizado é de boa qualidade, se o mecânico realizou o vácuo e a limpeza do sistema, e se a quantidade de aditivo está de acordo com o Manual do Proprietário do veículo.


 

Related Resources