FacebookTwitterLinkedInEmailPrint
Trator andando em campo aberto

Dica Técnica: Bomba Injetora em máquinas agrícolas

Hoje, no mercado de sistemas de injeção de combustível diesel, nós oferecemos uma tecnologia própria para produção de bombas injetoras mecânicas e, sendo assim, somos os únicos fabricantes que produzem esta peça.

DP310: a evolução da DP210

A bomba de injeção DP310 da Delphi Technologies é evolução da DP210. Ela é uma alternativa para aplicações em motores diesel, de até aproximadamente 160 CV.

O desempenho da bomba DP310 inclui o melhor controle da regulagem da injeção, aumentando a quantidade de combustível em curva de torque e potência e, com isso, um melhor sincronismo entre a bomba injetora e o motor.

A capacidade de pressão de bombeamento da DP310 é de 680 bar. Todas as bombas DP310 são equipadas com um avanço de partida a frio e snubber válvulas.

As características da linha de pressão e injeção são rigidamente controladas para alcançar os níveis de emissão exigidos por lei. A bomba de injeção DP310 da Delphi Technologies atende as normas Tier III, MAR1 na legislação brasileira, tem fácil manutenção e baixo custo, em comparação com sistemas eletrônicos.

Como funciona

A bomba de transferência tem a função de succionar o combustível do tanque e enviar para o cabeçote hidráulico e carcaça da bomba, mantendo-o sob determinada pressão.

Explicação Bomba Injetora Mecânica


A válvula dosificadora está montada em um orifício no cabeçote hidráulico e é acionada pelo gancho de articulação, que está ligado ao braço do regulador

Após o combustível sair da bomba de transferência, ele alcança a válvula que, através da sua ranhura, dosa a quantidade de combustível, pela solicitação de carga do motor. Uma vez passado pela válvula dosificadora, o combustível flui pelo eixo rotor, se alojando em um pequeno espaço entre os pistões de bombeamento.

O combustível represado nesse pequeno espaço entre os pistões de bombeamento, sofre uma pressurização em função de ser comprimido pela ação das sapatas e roletes que estão em contado direto com o anel de ressalto.

Essa compressão faz com que os pistões de bombeamento expulsem o combustível sob pressão para as saídas de alta pressão da bomba.

Legislação de emissões

Logo PROCONVE

PROCONVE é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Ele foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, que por meio de resoluções estabelece diretrizes, prazos e padrões legais de emissão para diferentes categorias de veículos automotores.

A legislação MAR1 (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias), é um conjunto de normas regidas pelo PROCONVE, que de acordo com a Resolução CONAMA 433/2011, é aplicável às máquinas agrícolas e rodoviária (construção) novas, nacionais e importadas. A fase MAR-1 entrou em vigor de forma escalonada em 2015 e até 2019.

A bomba injetora DP310 é a única que funciona de forma 100% mecânica e é capaz de atingir os níveis de emissão MAR1, que exige legalmente, por meio do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), a diminuição do teor de enxofre e ruídos emitidos.


Conheça mais sobre a Bomba Injetora DP310!